quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Plano Anual Creche

 
 





 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES  2013/2014

MÊS
TEMAS
OBJECTIVOS
ACTIVIDADES/
ESTRATÉGIAS
Setembro
·   Acolhimento

·   Decoração da sala
·  Proporcionar ocasiões de bem-estar, segurança e relações sócio afetivas;
·  Estimular o vínculo afetivo,
·  Explorar a sala de atividades e o ambiente da creche,
·  Embelezar a sala,
·  Compreender e antecipar as rotinas,
·   jogos interativos;
·   Canções;
·   Histórias;
·   Dramatizações;
·  Decoração das salas
Outubro
·   Outono

·   Conhecimento de «si próprio»:
·   Esquema corporal;
·   género;
·   Hábitos básicos de higiene

·   As Cores :
 O amarelo

·  Conhecer as características gerais da estação do ano;

·  Adquirir o conhecimento do seu próprio corpo,

·  Fomentar na criança hábitos de higiene,

·   Adquirir a noção de cor.
·  Canções;
·  Histórias;
·  Carimbagem;
·  Dramatizações;
·  Pintura;
·   Digitinta;
·   Colagem;
·   Jogos;
·   Vídeo;
·  Rotinas diárias;
·  Painel das cores.
Novembro
·   S.Martinho.

·  - Conhecimento de «si próprio»:
·   Esquema corporal;
·   Género;
·   Hábitos básicos de higiene

·   As Cores:
 o vermelho
·  Conhecer as tradições populares da época.

·   Adquirir o conhecimento do seu próprio corpo

·  Fomentar na criança hábitos de higiene

·   Adquirir a noção de cor
·  Magusto;
·  Canções;
·  Histórias;
·  Dramatizações;
·  Carimbagem;
·  Pintura;
·  Digitinta;
·  Colagem;
·  Jogos;
·  Vídeo.
·  Rotinas Diárias
Dezembro
·  Natal;



·   Conhecimento «do outro»:
·   A família;
·   Os amigos


·   Inverno

·  Fomentar o espírito natalício.
·  Proporcionar momentos de convívio.

·   Valorizar a importância da família.
·  Identificar os elementos da família.
·  Estimular o vínculo afetivo.

·   Conhecer as características gerais da estação ano.
·  Elaborar a prenda de natal;
·  Recolha de fotografias;
·  Decorar o espaço;
·  Lanche de Natal;
·  Canções;
·  Histórias;
·  Dramatizações;
·  Carimbagem;
·  Pintura;
·  Digitinta;
·  Colagem;
·  Jogos;
·  Vídeo.
·  Rotinas Diárias
Janeiro
- Dia de Reis




·  Conhecimento do Mundo:
·   Os animais da quinta.
·  A História da Carochinha

- As cores:
    o azul
- Proporcionar momentos de convívio entre funcionários e crianças.
-Conhecer as tradições populares da época.

·   Conhecer e identificar os animais. (sons, habitat, alimentação, revestimento).
·   Desenvolver o espirito de curiosidade e descoberta.
·  Estimular o gosto pelos livros

Adquirir a noção de cor.
·   Realização de uma coroa;
·   Cantar as janeiras;
·  Decorar o espaço;
·  Canções;
·  Histórias;
·  Carimbagem;
·  Dramatizações;
·  Pintura;
·  Digitinta;
·  Colagem;
·  Jogos;
·  Vídeo;
·  Rotinas Diárias.
·  Painel da quinta
Fevereiro
·   Conhecimento do Mundo:
·   Os animais da quinta. (continuação)
·  História dos 3 porquinhos.



·  Carnaval




- Dia da amizade.



As cores:
  O verde.
·  Conhecer e identificar os animais. (sons, habitat, alimentação, revestimento.)
·  Desenvolver a atenção e concentração.
·  Fomentar o respeito e interesse pelos livros;
·  Favorecer o desenvolvimento da imaginação.

·  Fomentar o espirito de folia.

·  Estimular a comunicação expressiva do corpo.


·   Reconhecer a importância das relações.
·   Promover a auto-estima.
·   Fomentar as relações sociais.

·   Adquirir a noção de cor.
·   Canções;
·   Histórias;
·   Carimbagem;
·   Dramatizações;
·  Pintura;
·   Digitinta;
·   Colagem;
·   Jogos;
·   Vídeo.
·  Baile de máscaras
·  Jogo da amizade;
·   Lembrança do Dia do Amigo;
·   Rotinas Diárias.
Março
Conhecimento do Mundo:
·   Os animais da quinta. (continuação)
·  História do patinho feio



·   Primavera/ Dia da árvore;



·   Dia do Pai;

·   Conhecer e identificar os animais. (sons, habitat, alimentação, revestimento.)
·  Desenvolver a atenção e concentração.
·  Fomentar o respeito e interesse pelos livros.
·  Favorecer o desenvolvimento e imaginação.

·   Conhecer as características gerais da estação ano;
·   Valorizar a preservação da natureza;

·   Identificar as pessoas da família;
·   Valorizar o vincular afetivo pai-filho

·   Elaborar a prenda para o pai;
·  Atividade surpresa para pais e filhos.
·   Canções;
·   Histórias;
·   Carimbagem;
·   Dramatizações;
·  Pintura;
·   Digitinta;
·   Colagem;
·  Jogos;
·   Vídeo.
·  Elaborar painel da primavera.
·  Saídas ao exterior.


Abril

·  A Páscoa;



·  Conhecimento do mundo
·  Os meios de transporte

·  Realizar a lembrança da Páscoa;
·   Promover a interação com o próximo.
·  Estimular atitudes de respeito e valorização do outro.

·  Conhecer os meios de transporte
·  Identificar os meios de transporte mais simples.
·  Estimular o contacto com novas realidades.


·   Canções;
·   Histórias;
·   Carimbagem;
·  Pintura;
·   Digitinta;
·   Colagem;
·   Jogos;
·   Vídeo.
·  Elaborar carros e barcos com material reciclado
·  Saídas ao exterior
·  Passeio de autocarro



Maio
·   Dia da Mãe;




·  Conhecimento do Mundo:
·  Os meios de transporte (continuação9)


·   Identificar as pessoas da família;
·   Valorizar o vincular afetivo mãe-filho

·   Conhecer os meios de transporte;
·  Identificar os meios de transporte mais simples.
·  Estimular o contacto com novas realidades.

·  Elaborar a prenda para a mãe;
·  Atividade surpresa para mães e filhos.
·   Canções;
·   Histórias;
·   Carimbagem;
·   Dramatizações;
·  Pintura;
·   Digitinta;
·   Colagem;
·   Jogos;
·   Vídeo.
Junho
·   Stº Populares;


·  Dia da Criança;


·   Verão;
·  - Conhecer as tradições dos Stº Populares;

·  Vivenciar o dia da criança;
·  Desenvolver laços afetivos.

·   Conhecer as características gerais da estação ano;

·  Marchas;
·  Decoração do espaço;
·   Saída ao exterior;
·  Lanche e entrega de cartola de finalistas.
·  Dramatizações
·  Pintura;
·  Digitinta;
·  Colagem;



Julho
·  Interação entre creche e Jardim:

·  Fecho do ano letivo

·  Estimular novas relações sociais;
·   Conhecer novas realidades;
·  Favorecer a expressão de sentimentos e desejos.
·   Canções;
·   Histórias;
·   Carimbagem;
·   Dramatizações;
·  Pintura;
·   Digitinta;
·   Colagem;
·   Jogos;
·   Vídeo.
·  Visita ao jardim de infância.




























































































































































NOTA: Gostaríamos de salientar que o plano de atividades pode ser alterado e reformulado tendo em conta a exigência dos grupos de crianças, assim como, face a situações externas que possam surgir.