PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014
MÊS
|
TEMAS
|
OBJECTIVOS
|
ACTIVIDADES/
ESTRATÉGIAS
|
Setembro
|
· Acolhimento
· Decoração da sala
|
· Proporcionar ocasiões de bem-estar, segurança e relações sócio afetivas;
· Estimular o vínculo afetivo,
· Explorar a sala de atividades e o ambiente da creche,
· Embelezar a sala,
· Compreender e antecipar as rotinas,
|
· jogos interativos;
· Canções;
· Histórias;
· Dramatizações;
· Decoração das salas
|
Outubro
|
· Outono
· Conhecimento de «si próprio»:
· Esquema corporal;
· género;
· Hábitos básicos de higiene
· As Cores :
O amarelo
|
· Conhecer as características gerais da estação do ano;
· Adquirir o conhecimento do seu próprio corpo,
· Fomentar na criança hábitos de higiene,
· Adquirir a noção de cor.
|
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Dramatizações;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo;
· Rotinas diárias;
· Painel das cores.
|
Novembro
|
· S.Martinho.
· - Conhecimento de «si próprio»:
· Esquema corporal;
· Género;
· Hábitos básicos de higiene
· As Cores:
o vermelho
|
· Conhecer as tradições populares da época.
· Adquirir o conhecimento do seu próprio corpo
· Fomentar na criança hábitos de higiene
· Adquirir a noção de cor
|
· Magusto;
· Canções;
· Histórias;
· Dramatizações;
· Carimbagem;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
· Rotinas Diárias
|
Dezembro
|
· Natal;
· Conhecimento «do outro»:
· A família;
· Os amigos
· Inverno
|
· Fomentar o espírito natalício.
· Proporcionar momentos de convívio.
· Valorizar a importância da família.
· Identificar os elementos da família.
· Estimular o vínculo afetivo.
· Conhecer as características gerais da estação ano.
|
· Elaborar a prenda de natal;
· Recolha de fotografias;
· Decorar o espaço;
· Lanche de Natal;
· Canções;
· Histórias;
· Dramatizações;
· Carimbagem;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
· Rotinas Diárias
|
Janeiro
|
- Dia de Reis
· Conhecimento do Mundo:
· Os animais da quinta.
· A História da Carochinha
- As cores:
o azul
|
- Proporcionar momentos de convívio entre funcionários e crianças.
-Conhecer as tradições populares da época.
· Conhecer e identificar os animais. (sons, habitat, alimentação, revestimento).
· Desenvolver o espirito de curiosidade e descoberta.
· Estimular o gosto pelos livros
Adquirir a noção de cor.
|
· Realização de uma coroa;
· Cantar as janeiras;
· Decorar o espaço;
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Dramatizações;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo;
· Rotinas Diárias.
· Painel da quinta
|
Fevereiro
|
· Conhecimento do Mundo:
· Os animais da quinta. (continuação)
· História dos 3 porquinhos.
· Carnaval
- Dia da amizade.
As cores:
O verde.
|
· Conhecer e identificar os animais. (sons, habitat, alimentação, revestimento.)
· Desenvolver a atenção e concentração.
· Fomentar o respeito e interesse pelos livros;
· Favorecer o desenvolvimento da imaginação.
· Fomentar o espirito de folia.
· Estimular a comunicação expressiva do corpo.
· Reconhecer a importância das relações.
· Promover a auto-estima.
· Fomentar as relações sociais.
· Adquirir a noção de cor.
|
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Dramatizações;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
· Baile de máscaras
· Jogo da amizade;
· Lembrança do Dia do Amigo;
· Rotinas Diárias.
|
Março
|
Conhecimento do Mundo:
· Os animais da quinta. (continuação)
· História do patinho feio
· Primavera/ Dia da árvore;
· Dia do Pai;
|
· Conhecer e identificar os animais. (sons, habitat, alimentação, revestimento.)
· Desenvolver a atenção e concentração.
· Fomentar o respeito e interesse pelos livros.
· Favorecer o desenvolvimento e imaginação.
· Conhecer as características gerais da estação ano;
· Valorizar a preservação da natureza;
· Identificar as pessoas da família;
· Valorizar o vincular afetivo pai-filho
|
· Elaborar a prenda para o pai;
· Atividade surpresa para pais e filhos.
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Dramatizações;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
· Elaborar painel da primavera.
· Saídas ao exterior.
|
Abril
|
· A Páscoa;
· Conhecimento do mundo
· Os meios de transporte
|
· Realizar a lembrança da Páscoa;
· Promover a interação com o próximo.
· Estimular atitudes de respeito e valorização do outro.
· Conhecer os meios de transporte
· Identificar os meios de transporte mais simples.
· Estimular o contacto com novas realidades.
|
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
· Elaborar carros e barcos com material reciclado
· Saídas ao exterior
· Passeio de autocarro
|
Maio
|
· Dia da Mãe;
· Conhecimento do Mundo:
· Os meios de transporte (continuação9)
|
· Identificar as pessoas da família;
· Valorizar o vincular afetivo mãe-filho
· Conhecer os meios de transporte;
· Identificar os meios de transporte mais simples.
· Estimular o contacto com novas realidades.
|
· Elaborar a prenda para a mãe;
· Atividade surpresa para mães e filhos.
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Dramatizações;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
|
Junho
|
· Stº Populares;
· Dia da Criança;
· Verão;
|
· - Conhecer as tradições dos Stº Populares;
· Vivenciar o dia da criança;
· Desenvolver laços afetivos.
· Conhecer as características gerais da estação ano;
|
· Marchas;
· Decoração do espaço;
· Saída ao exterior;
· Lanche e entrega de cartola de finalistas.
· Dramatizações
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
|
Julho
|
· Interação entre creche e Jardim:
· Fecho do ano letivo
|
· Estimular novas relações sociais;
· Conhecer novas realidades;
· Favorecer a expressão de sentimentos e desejos.
|
· Canções;
· Histórias;
· Carimbagem;
· Dramatizações;
· Pintura;
· Digitinta;
· Colagem;
· Jogos;
· Vídeo.
· Visita ao jardim de infância.
|
NOTA: Gostaríamos de salientar que o plano de atividades pode ser alterado e reformulado tendo em conta a exigência dos grupos de crianças, assim como, face a situações externas que possam surgir.