segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Sala dos Pintainhos


Olá, olá, olá… pois nós somos muito pequenitos….
Sim, sim …há quem pense assim….
Pensam que não fazemos nada…. Pois enganam-se e muito….

É verdade que só temos alguns meses…. Mas é para aprender que aqui estamos….
Querem saber o que fazemos?
Pois fiquem com uma pequena ideia…


 

 
 
 
Aos 3 meses
  • Ganhamos consciência do nosso próprio corpo e começamos a explorar o mundo com as mãos.
  • Já respondemos, quando falam connosco, mexendo o corpo, emitindo sons e sorrindo.
  • Se nos deitarem de barriga para baixo, já somos capazes de usar os braços para nos suportarmos e levantarmos totalmente a cabeça.
  • Começamos a puxar para nos sentar, com a cabeça alinhada com o corpo.
  • Brincamos com as nossas mãos.
  • Levamos as mãos á boca, estendemos as mãos para o biberão, reconhecemos o alimento, ficando inquietos e alegres quando os vemos.
  • Mostramos alegria quando nos falam carinhosamente e já distinguimos algumas pessoas  
 
4 meses
  • Reconhecemos objetos e rotinas.
  • Imitamos os sons que ouvimos á nossa volta e sorrimos.
  • A descoberta do nosso corpo continua e os pés são a nova atração, conseguimos sentarmo-nos se devidamente apoiados.
  • Já rebolamos e voltamo-nos.
5 meses
  • A capacidade de atenção está a aumentar e já ficamos a fazer a mesma coisa por mais tempo.
  • Usamos o nosso corpo, movimentos e sons, para chamar a atenção.
  • Temos cada vez mais força nos membros.
6 meses
  • Erguemos os braços para pedir colo.
  • Reagimos ao nosso próprio reflexo num espelho, como se de outro bebé se trata-se.
  • Já articulamos monossílabos como “ba” ou “da”  “pa”   “ma”.
  • Gostamos de fazer e brincar ao ‘cu-cu’ (esconde-esconde).
  • Sentamo-nos direito, sem apoio.
  • Transferimos objetos de uma mão para a outra.

7 meses
  • Não desistimos facilmente.
  • Quando vemos um objeto a desaparecer, procuramo-lo. Já sabemos que o objeto existe mesmo quando não o vemos, desde que o tenhamos visto desaparecer. (A memória é uma competência em desenvolvimento. nesta fase)
8 meses
  • A memória é a capacidade a ser mais desenvolvida nesta fase.
  • Procuramos o objeto escondido.
  • Reconhecemos jogos, músicas e rimas familiares.
  • Compreendemos o nosso nome e respondemos quando nos chamam.
  • Já dizemos ‘baba’ ou ‘dada’., já apontamos.
 
9 meses
  • Faz coisas com o seu corpo, como dizer adeus ou esticar o pé para ser calçado.
  • Começa a repetir rimas com movimentos associadas.
  • Sabe que o objeto existe mesmo quando não o vê e, se você o esconder, vai procurá-lo.
10 meses
  • Brincamos com livros e gostamos das suas ilustrações.
  • Dominamos alguns movimentos finos, como a pinça com os dedos e o polegar.
  • Conseguimos gatinhar e andar agarrado às coisas. 
11 meses 12 meses
  • Abanamos a cabeça para dizer que sim.
  • Repetimos sílabas iniciais de uma palavra ou na pronunciação de palavras pequenas.
  • Interagimos segundo as regras sociais que nos são ensinadas, como cumprimentar com um beijo. Dizer adeus, olá, fazer o jogo do “cu-cu”
  • Identificamos personagens favoritas dos livros ou desenhos animados.
  • Procuramos a interação com os outros para brincar.
  • Caminhamos, agarrados, de mão dada ou independentemente…
  • Conseguimos escolher, segurar, pôr ou tirar brinquedos de uma caixa.
 
 
Então estão mais informados?…. Bem isto ao fim do dia é cá um cansaço!...estamos prontinhos para um banhinho, jantar, brincar com a nossa família e…ir para a camita pois no dia a seguir …Há mais uma aventura para viver!!!!
Temos um mundo todo para descobrir! Mas calma! Um passo de cada vez!!!
 
“Toda a Criança deve atravessar cada estádio de desenvolvimento segundo uma sequência regular. Se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela não conseguirá superar as suas dificuldades no decorrer do seu desenvolvimento. Afinal, o desenvolvimento infantil dá-se à medida que a criança vai crescendo e vai-se desenvolvendo de acordo com os meios onde vive e os estímulos deles recebidos.... sejam felizes!"
Até a próxima!

 
 

 

     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário